quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Horário de Inverno e a Causa da Minha Desorientação

Andei a fazer uma pesquisa sobre o porquê desta história do horário de Verão e horário de Inverno e desde já, quero agradecer ao Sr. Benjamim Franklin que deu um empurrãozinho para fazer com que sejam 6 da tarde e seja noite cerrada. O meu muito obrigada!!


Num belo dia do ano de 1784 (mais coisa menos coisa) o Benjamim acordou, já era de dia (cabrão era patrão só devia pegar ao meio-dia) e pensou: é pah, já é de dia há imenso tempo, que o sol já vai alto. E se em vez de ser meio-dia atrasássemos o relógio para as 11 da manhã? Hein?! Assim não parecia que eu chegava tão atrasado à fábrica. 


Bom, a história não é bem esta, mas é como se fosse.


O objectivo desta mudança, que acabou por acontecer bem mais tarde, seria a malta não andar de velas acesas de manhã e assim poupar energia. De manhã, quando quando o pessoal acordava, no Inverno, já era de dia e supostamente não teria que acender as velas em casa nem que estar a trabalhar à luz da vela. WRONG!! De Inverno os dias são mais escuros, cinzentos e supostamente chove, por isso o que acontece com esta palhaçada é que me levanto de manhã e apesar de ser de dia, está escuro como o caraças e tenho de andar pela casa de luz acesa e depois chego a casa já de noite e toma lá...a EDP a facturar.
E o meu humor, como é que fica no meio disto? É que assim que começa a anoitecer e eu ainda estou no escritório a trabalhar, dá-me é logo vontade de calçar a pantufinha e esparramar-me no sofá mais próximo.
Andei a pesquisar a sério e lá uns Srs. de Cambridge até fizeram um estudo recente, em que comprovam que durante o horário de Verão se gasta menos energia e até se polui menos. Além disso, está provado, também, que o consumo de energia é muito maior à tarde do que de manhã.
Em minha opinião o Sr.Franklin era mas é o dono da EDP lá do sítio. 
Não estará na altura de cagar de alto para a ideia luminosa que o Sr. teve em mil setecentos e troca o passo e acabar de uma vez por todas com esta merda? Até porque eu fico com um humor de cão durante o Inverno e era muito mais fácil para quem tem de me aturar se pelo menos a hora não mudasse.
E ainda há mais, parece que isto não me acontece só a mim. Acabei de ler o seguinte: "A alteração horária provoca ligeiras perturbações (em mim, ENORMES) no ritmo do organismo, com maior incidência nas crianças e nos idosos. Poderão até ocorrer episódios de irritabilidade, cansaço e desorientação".


Esta poderá muio bem ser a causa da minha desorientação actual!

Notinha: O bom de saír de casa de noite e voltar de noite é que não vejo o pó nos móveis







Sem comentários:

Enviar um comentário