terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ana

Perdi-te há uma semana. Ainda me parece mentira. Fiquei estática quando recebi a mensagem dos teus filhos a informar-me do sucedido. O cabrão do cancro desta vez levou a melhor, nem te deu tempo de reagires. Nunca falaste na morte, nunca puseste sequer essa hipótese e nós também não. Não te venceu a primeira vez e não te venceria uma segunda, pensávamos nós e pensavas tu. Queria ter sido mais forte quando cheguei ao pé dos teus filhos e eles choraram no meu ombro. Não consegui e desfiz-me com eles. A M. tinha os teus anéis nos dedos, o R. estava rodeado de amigos. Quando te vi apeteceu-me agarrar-te nos ombros, dar-te um safanão e dizer-te para te deixares de merdas e acordares. Estavas linda, como sempre, com a bandolete que o R. passou a noite a tentar ajeitar-te no teu dia de anos. O pai dos teus filhos, não os largou um minuto. Fiquei um bocadinho mais descansada. Uma das gémeas disse algumas palavras sobre ti. Fez-nos chorar de saudades. Tinha imensas novidades para te contar e não tive tempo. Agora vais ter de ir espreitando por entre as nuvens para veres o que ando a fazer. Não me despedi de ti nem vou fazê-lo. Tenho a certeza que nos vamos encontrar por aí algum dia. Fico muito grata por os nossos caminhos se terem cruzado a determinada altura das nossas vidas e pelo destino me ter proporcionado a sorte de te conhecer melhor e de te tornares numa das minha melhores amigas. Tenho saudades tuas. Até logo.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cat lover o carcinhas tá bem?! Então não é que o meu mai novo novo ontem cagou ao lado do caixote?  Só faz merda aquele gato...literalmente.

Cat Lover


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sabes que estás a flipar quando apenas a meio da manhã te dás conta que vestiste as calças ao contrário.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Crónicas Felinas

Cada vez que pego no aspirador tenho de pensar isto, senão ainda expulso alguém de casa.



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Os Meus Cogumelos

Então não é que 5 dias depois os cogumelos já estão deste tamanho? Quer dizer, estavam deste tamanho esta manhã, agora já devem estar bem maiores. Quase que posso jurar que os oiço a crescer...MEDO

                                   Ou Mil Ou Cem Ou Mais

domingo, 22 de setembro de 2013

Eat Well Dicas

Este não é um blog para fazer publicidade a nenhum produto, loja, marca, ou o quer que seja. Já aqui falei no ginásio que frequento, mas o intuito não é fazer publicidade ao mesmo, se bem que uns mesinhos de treinos à borlix vinham mesmo a calhar. Bom, hoje vou voltar a falar no meu gym, como carinhosamente lhe chamo. Então o meu gym organizou, a semana passada, um seminário de alimentação saudável. O principal objectivo deste seminário era ajudar a perceber melhor como interagem os alimentos que comemos numa refeição. Aqui ficam algumas dicas do que se pode e deve fazer, e do que não se deve fazer:


  • Comer uma peça de fruta a meio da manhã ou a meio da tarde é óptimo desde que seja acompanhada de uma ou duas bolachas (preferencialmente bolacha Maria) ou um pouco de pão (qualquer um, excluindo o pão branco).

  • A melhor altura do dia para comer um doce é mesmo à sobremesa (de preferência ao almoço). Pelos vistos está provado que o nosso corpo nos pede açúcar a seguir a uma refeição, como tal, devemos juntar o útil ao agradável e se vamos comer um doce nesse dia, que seja à sobremesa. A explicação é simples, como já comemos uma refeição completa, temos "material" suficiente para "neutralizar" o açúcar que vamos comer a seguir. O que acontece é que o que comemos antes ajuda a absorver os açúcares e assim o nosso corpo não os assimila tão rapidamente, o que dá tempo ao nosso organismo de os eliminar mais eficazmente.

  • Uma coisa que adorei saber é que afinal nós não envelhecemos, mas sim oxidamos. Por outro lado, para conseguirmos repor o mal que um cigarro nos faz em termos de oxidação (envelhecimento), teríamos de comer pelo menos 3 laranjas por cada cigarro fumado.

  • A água não engorda às refeições. isto é um mito. A água tem zero calorias e é, sem dúvida, a melhor coisa que podemos beber. Contudo é sempre melhor bebê-la fora das refeições. O que acontece é que durante as refeições se bebemos muita água, o nosso estômago dilata e rapidamente voltamos a sentir a sensação de fome.

sábado, 21 de setembro de 2013

A Despedida do Verão


                                                              Ou Mil Ou Cem ou Mais

Até para o ano...

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Feira Alternativa


Pois que no fim-de-semana passado lá fui eu visitar a Feira Alternativa. Pelos vistos já é o 4º ano que realizam a feira e eu nunca tinha ouvido falar nela. (tenho mesmo de começar a saír de casa). Estava bem composta e esperavam cerca de 30 000 pessoas. Não sei se chegaram a este número, mas quando lá fui estava bastante composta. 
A par com a nova pancada do yôga, pilates, medicinas alternativas, tenho uma outra...agricultura biológica. Moro num apartamento, com um brutal terraço, onde se dá de tudo (de tudo o que é cactos, porque de resto nada se dá. Nem os meus gatos se dão quando está sol). Posto isto e dada a minha nova pancada pela agricultura e depois da visita a esta feira já resolvi que vou fazer uma mini horta na minha varanda da frente, que é assim mais para o fresca. O espaço é pequeno, portanto há que improvisar e tenho visto coisas bem giras. Desde morangueiros plantados em garrafas de água, a canteiros de ervas aromáticas feitos num pneu. Enfim, soluções práticas e baratas de se ir comendo umas coisinhas produzidas por nós próprios. 
Ficam aqui algumas ideias de coisas engraçadas que vi na feira, estas talvez não sejam tão baratas, mas com imaginação acho que se pode improvisar:

Kits de ervas aromáticas da My Little Garden 
http://www.my-little-garden.com/index.php/pt/
https://www.facebook.com/mlgarden


O que foi morar lá para casa foi esta caixa que vinha fechadinha e que "supostamente" dentro de dias ficará assim. Repleta de cogumelos. É esperar para ver.

Cogumelos da Gumelo
http://pt.gumelo.com/
https://www.facebook.com/gumelo.lda


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Et Voilá...


Finalmente fui ver "A Gaiola Dourada". Depois de ter lido muitas críticas ao filme, umas boas, outras nem por isso, a minha curiosidade ficou ainda mais aguçada et voilá...Adorei.
Li algumas coisas que diziam que era um filme a gozar com os emigrantes. Li outras que diziam que os emigrantes que saem agora do país não são tão broncos, nem tão saloios. Li ainda que o filme era uma afronta aos portugueses e que nós portugueses não devíamos gostar do filme porque mais uma vez era um filme que nos rebaixava, que gozava connosco e que não nos devíamos contentar com este tipo de descrição do nosso querido povo.
Enfim, o que eu tenho a dizer sobre este filme, apesar de não ser crítica de cinema, é que este é um retrato real dos nossos emigrantes que saíram do país nos anos 60 e 70 e não dos emigrantes que saem agora. E desculpem-me lá os pseudo-intlectuais, mas este é um filme muito real. Digo-o eu, que não sendo crítica, tenho uma grande parte da família que é ou já foi emigrante. E sim, não são pessoas com muitos estudos, não são doutores, nem engenheiros, mas saíram do país para darem uma melhor educação aos filhos, para lhes proporcionar uma vida melhor e com mais oportunidades do que aquelas que eles algum dia tiveram. E conseguiram. Não é essa também a intenção dos que agora saem? Sim, já não sabem falar muito bem a língua de origem, nem mesmo a língua do país onde vivem. É verdade que metem palavras portuguesas pelo meio de uma conversa em Francês, principalmente quando estão irritados e precisam de expressar, sem enganos a sua ira, mas a maioria deles conseguiu, conseguiu educar os filhos, proporcionar-lhe aquilo que eles próprios nunca tiveram. E este filme é apenas um retrato fiel que espelha a vida de centenas de famílias de emigrantes espalhadas por esse mundo fora, ou não fosse o argumentista e realizador do filme, ele próprio, filho de emigrantes portugueses. 

domingo, 15 de setembro de 2013

A maioria das pessoas já entrou no modo Outono. Óptimo. Continuem assim malta. Eu cá, agradeço e muito. Adoro ter a praia praticamente só para mim. Adooooooro.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013


"Forget about holding her hand, man. Think about the damage he could do to other places."

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Momento Copy Paste: Vantagens e Desvantagens de Cada horário, Dicas de Alimentação e Hidratação


Os corredores amadores costumam ter as suas preferências e percebem que existe uma diferença de rendimento no treino aquando realizado de manhã, à tarde ou à noite. Porém, não conseguem identificar qual o melhor horário para correr.
Além da questão do horário existe factores biológicos e externos que interferem na performance, como o sono, a alimentação e o stress diário.

Confira o período mais adequado para cada fase do treino:

Manhã
Vantagens:
   A maioria das provas é realizada de manhã, quem corre nesse período já tem uma vantagem
   Por acelerar o organismo cedo, a disposição para enfrentar as tarefas diárias é maior
   A temperatura ambiente é amena e agradável, pois o sol não está tão forte
   O corpo e a mente estão mais relaxados
Desvantagens:
   O corpo não está hidratado e nutrido o suficiente
   Acordar muito cedo pode ser um contra se o indivíduo não ter conseguido dormir as horas necessárias ou não tiver uma boa noite de sono. O desempenho tende a ser menor.
   O ritmo de treino deve ser leve nesse horário, pois o corpo está menos aquecido, o que requer uma adaptação progressiva. 
Dicas:
   Evitar treinar depois das 10h, para evitar o sol forte
   Aquecer bem antes da corrida.
   Comer alimentos de fácil digestão e nunca correr de estômago vazio

Tarde
Vantagens:
   A temperatura corporal é mais alta, o que melhora o rendimento dos músculos
   A sonolência, que a pessoa se sente após o almoço, geralmente desaparece
   Elimina o stress ocorrido durante a manhã
   Pessoas que treinam no final da tarde obtêm, normalmente, melhores resultados
   Nesse horário, o atleta já fez ou deveria ter feito, pelo menos, três refeições, o que garante a reserva de glicogénio muscular necessária para um bom rendimento
   Período indicado para os que não se adaptam à rotina de acordar cedo e para os que têm compromissos na parte da noite
Desvantagens:
   Temperaturas altas
   A humidade do ar é baixa
   Ruas com maior quantidade de carros e pessoas
   Correr após o almoço pode ocasionar uma indisposição e má digestão
   Dificuldade em ter grupos de corrida, já que a maioria corre de manhã ou à noite
Dicas:
   Escolher locais mais calmos, com árvores e sombras
    Colocar protector solar
   Ter uma alimentação correcta e sair para correr, pelo menos, duas horas após a refeição

Noite
Vantagens:
   A temperatura é mais agradável e amena
   A corrida pode oferecer uma boa noite de sono e uma recuperação metabólica mais rápida
   Descarrega o stress do dia
   A maioria dos grupos de corrida treina nesse horário, o que agrada às pessoas que gostam de correr com companhia
   Menos pessoa pelas ruas, logo melhor momento para relaxar e sensação de liberdade
   Possibilidade de utilizar ruas e estradas porque não têm tanto movimento

Desvantagens:
   A iluminação é escassa
   O ar tem uma grande quantidade de gás carbónico
   O cansaço das actividades diárias pode afectar a perfomance
   Pessoas que sofrem de insónia podem ficar com uma noite de sono agitado por conta da libertação de endorfina
   A possibilidade do surgimento de imprevistos é grande nesse período, como, por exemplo, eventos sociais
   Menos segurança
   O Inverno pode trazer problemas como temperaturas muito baixas

Dicas:
   Para os que não conseguem acordar cedo, este é o melhor horário
   Treinar em lugares iluminados por serem mais seguros
   Ficar atento ao terreno irregular com possíveis desníveis e buracos
   Programar o treino de modo a terminar, pelo menos, duas horas antes da hora de se deitar. A carga de adrenalina pode prejudicar o sono.

Igualmente importante é a questão da nutrição, isto é, o que se deve ou não comer, dependendo de o treino decorrer na parte da manhã, tarde ou noite.
Uma pessoa que corra de manhã nunca deve treinar em jejum, devendo comer pelo menos uma fruta ou barra de cereais.
Para os que preferem um treino à tarde, ter em atenção o lanche, podendo comer sandes com queijo magro, barra de cereais, iogurte com fruta, bolachas integrais ou, caso não consiga ingerir grande porção de comida, comer pelo menos uma peça de fruta.
Um bom treino nocturno depende da boa rotina alimentar que se tenha durante o dia. Ingerir bastantes líquidos entre as refeições, bem como respeitar a quantidade e horas entre as refeições. É importante fazer o lanche da tarde, podendo este consistir no mesmo que o lanche (sandes de queijo light, barra de cereais, iogurte, fruta, etc).
A hidratação é um aspecto indispensável para qualquer treino. Numa actividade com até 60 minutos de duração, a hidratação deve ser feita somente com água. Em provas ou corridas com tempo superior, além da água, deve ser utilizado complementos, como bebidas isotónicas ou produtos em gel que contenham carboidratos. Ingerir bastante água e líquidos durante os treinos e ao longo do dia após a actividade, mesmo no Inverno ou em dias mais frescos, quando a sensação de sede tem tendência a diminuir.


Por Jornal i
publicado em 10 Set 2013 - 14:15
Já há folhas secas no chão
Tenho de ligar a luz do escritório pelo menos meia hora antes de saír
É oficial estamos a chegar ao Outono
O Cãopanheiro está melhor. Já voltou a comer e a abanar a cauda. Estou feliz

Quando é que se Perdeu a Boa Educação, as Boas Maneiras, a Simpatia?

Sempre que entro no balneário do ginásio digo Bom dia, Boa tarde, Boa Noite, dependendo da hora que vá. Raras, mas mesmo muito raras, são as vezes em que alguém se digna a responder. Não raras são as vezes em que sinto que estão a olhar para mim com a testa enrugada e com ar de quem está a pensar: "olha-me esta...conheço-te de algum lado?"

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O meu cãopanheiro está tão fraquinho...não estou preparada para o perder

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Here I Go


Momento WTF da Semana

Marina Ripa di Meana no Festival de Veneza 2012

 Marina Ripa di Meana no Festival de Veneza 2013

O ano passado levou um par de cornos, este ano levou uma gaiola...menos mal.

Pensamento do Dia

"Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento pelas suas velas. Explore. Sonhe. Descubra."

Mark Twain

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Summer Time






                                                              Ou Mil Ou Cem Ou Mais

terça-feira, 3 de setembro de 2013

As Coisas que se Perdem nas Férias...Ou Não

Uma das coisas que mais adoro nestas 3 semanas, que normalmente tiro, de férias no Verão é a  capacidade que tenho de me abstrair do mundo. Não leio revistas, nem jornais, lembram-me o trabalho e trabalho nas férias é contra a minha religião. Não vejo Televisão. Ouço a minha música, mas não oiço rádio. Não vejo e-mails, não vou ao facebook. Não quero saber as previsões do tempo. Não uso relógio. E é tão bom.
Regresso de férias e eis o que perdi:
Parece que vai começar uma nova edição da Casa dos Segredos e já há 200 e tal mil inscritos...já não vou a tempo de me inscrever.
Continua a falar-se da Judite de Sousa. A malandra divorciou-se, foi bruta com um rapazinho milionário e ainda por cima, anda por aí na praia de bikini.
O Sócrates fez um novo exame de Inglês...desta vez numa quinta-feira.
Diz que a temperatura vai descer uns dez graus. Who cares? Já não estou de férias mesmo.
Parece que a Fanny está metade do tamanho...fixe.
Portanto, confirma-se. Não perdi informação nenhuma relevante durante a minha ausência.


Viver sozinha é chegar a casa no final do primeiro dia de trabalho, depois de 3 semanas de férias, estender-me na cama e dormir 12 horas seguidas.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

De Volta à Realidade

Lá se foram as férias...no Natal há mais uns diazitos.
3 semaninhas de descanso. A família continua louca...graças a Deus. A avó continua a ficar maluca com os netos e agora também com os bisnetos lá em casa. A festarola da terriola é o costume. Missa, foguetes, procissão, bailarico, fogo de artifício, garraiada, comidinha da boa...muita comidinha e muito mimo da avó. Os putos do outro lado da família estão enormes. Voltei a Vila Nova de Mil Fontes, 9 anos depois. Novo poiso, novas companhias, menos gente nas ruas, menos gente nas praias, simplesmente perfeito. O SAP de Odemira continua lá no sítio. Como é que eu sei? 9 anos depois de ter ido lá parar durante umas férias na Zambujeira, este ano fui lá parar outra vez, mas desta vez cheguei em grande estilo, de ambulância a apitar e tudo. O médico estava a dormir quando cheguei, por volta das 5 da manhã. "Desculpe interromper os seus sonhos" ainda consegui brincar eu antes de desmaiar pela 5ª ou 6ª vez nessa noite. 
Adoro as férias, adoro estar fora, mas quando meto chave à porta e sinto o cheiro da minha casa sabe-me tão bem...

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Hoje levantei-me mais cedo. Tomei o pequeno almoço sentada na mesa do terraço, enquanto os gatos se espreguiçavam ao sol. Almocei com a minha pessoa. Passou rápido, mas aproveitei cada minuto. Finalmente entrei de férias. Escrevi-te uma carta. Provavelmente a última carta que te vou escrever. Escrita à mão, na minha agenda, à qual arranquei dias e dias para te dar. Foi escrita com amor, com alguma mágoa por entre sorrisos e lágrimas, ao som de músicas que me fazem lembrar o nosso amor e a olhar para o nosso mar. Lembrei-me to teu sorriso e das tuas gargalhadas. E por aqui me deixei ficar...

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Que Já Fez Hoje para Melhorar a Sua Vida?

Ouvi isto na rádio, há pouco. Pensei, pensei...e na realidade, hoje ainda não fiz nada que possa melhorar a minha vida. Fiz o que faço todos os dias, levanto-me, tomo banho, faço umas festas aos meus gatos, preparo um pequeno almoço em dois minutos, para comer no carro enquanto vou para o trabalho...porque não posso perder tempo. Cheguei ao trabalho trinta minutos antes da minha hora de entrada e comecei a trabalhar como se tivesse chegado meia hora depois da hora...porque assim consigo fazer as coisas mais rápido e consigo sair...à mesma hora...ou mais tarde. Fui para casa, tomei um banho, fiz festas nos meus gatos, fiz o jantar, preparei o almoço do dia seguinte. Jantei com os gatos aos meus pés a pedincharem comida e mimo. Arrumei a cozinha, preparei a mala para ver se amanhã consigo ir ao ginásio. Disse à minha mãe que não, que não ia lá jantar a casa porque não tinha tempo. Deitei-me. E amanhã? A mesma merda.
Infelizmente, nos últimos meses tenho tido notícias de pessoas da minha idade a quem têm acontecido as coisas mais tristes. Pessoas que não fazendo parte do meu grupo de amigos, são pessoas de quem gosto. Uma delas tem dois filhos, foi-lhe diagnosticado um cancro. Não há grande esperança. A outra foi-lhe descoberta uma doença crónica com a qual vai ter de viver o resto da vida. Pessoas com trinta e poucos anos, que estão a começar vidas novas, que à partida têm tudo para serem eternamente felizes. 
Sei que é um cliché, mas a vida são mesmo dois dias. Um dia estamos bem, noutro tiram-nos o tapete dos pés com as mais terríveis notícias e de repente temos de aprender a viver com a nova realidade. Realidade essa que é bem pior do que a vida que levávamos anteriormente e a que não dávamos grande importância, porque andámos sempre a correr, sempre com pressa, fizemos as coisas automaticamente dia após dia sem pensar, sem notar que mais um dia tinha passado...mais uma semana...mais um mês...mais um ano...e outro. A vida são dois dias e um já passou...sem darmos conta. Resta-nos um dia. E a questão é: o que é que vou fazer neste dia para melhorar a minha vida?