Há anos que oiço dizer que o bocejo é contagioso e não sei se andamos todos a ter noites mal dormidas no escritório, se andamos com falta de oxigénio no cérebro ou simplesmente entediados. O que é certo é que cada vez que um boceja, bocejamos todos.
Hoje a curiosidade desceu sobre mim e resolvi ler umas coisas sobre o assunto para ver se chegava a alguma conclusão. Há alguns estudos sobre o assunto, mas ainda não se chegou a uma conclusão definitiva. Parece que o culpado disto não é só um, são milhares, milhares de neurónios-espelho que temos e que nos fazem ter comportamentos de imitação. O engraçado é que, segundo um outro estudo, apenas temos este comportamento reflexo se nos identificarmos ou gostarmos da pessoa que boceja. Quando estamos ao lado de alguém de quem não gostamos e essa pessoa boceja, a maioria das vezes não bocejamos e se por acaso tivermos vontade de o fazer, tentamos impedir que o bocejo venha.
Segundo esta teoria parece que nos damos todos bem e gostamos muito uns dos outros lá pelo escritório. Ou isso, ou somos apenas uns meros macacos de imitação.
Sem comentários:
Enviar um comentário