HOJE É O DIA DA AV. 24 DE JULHO
É uma das avenidas mais conhecidas de Lisboa, identificada com os prazeres nocturnos mas cuja história toponímica revela uma outra guerra: a da luta pelo liberalismo entre D. Pedro IV e o seu irmão, D. Miguel.
“Este é um dos momentos mais dramáticos da nossa história – a guerra civil de 1828 a 1834 – que opôs as tropas absolutistas de D. Miguel contra as forças liberais do seu irmão, D. Pedro IV”, explica o blog Ruas de Lisboa com Alguma História.
Assim, a 24 de Julho de 1883 – há 180 anos –, as tropas liberais de D. Pedro IV, comandadas pelo Duque da Terceira – que tem uma praça com o seu nome ligada à 24 de Julho –, entraram vitoriosamente em Lisboa, tendo desembarcado no Algarve e atravessado o Alentejo sem dispararem um único tiro.
Lisboa foi entregue ao comandante-chefe liberal – esse mesmo, o Duque da Terceira – pelo Duque de Cadaval, antigo primeiro-ministro do rei D. Miguel, a 24 de Julho de 1833.
Na verdade, as tropas de D. Miguel tinham abandonado Lisboa de madrugada, tendo a capital sido libertada das tropas absolutistas. Um ano depois, em 1834, é a vez de todo o território ser libertado – e D. Miguel exilado.
Em 1878, a Câmara Municipal de Lisboa decide chamar Rua 24 de Julho à parte do aterro ocidental que começa na Praça D. Luís I e termina no caneiro de Alcântara. A alteração de rua para avenida foi feita a 18 de Outubro de 1928.
Sem comentários:
Enviar um comentário