terça-feira, 10 de junho de 2014

Tabela de Composição de Alimentos

Para comer melhor é necessário saber o mais possível sobre os alimentos que consumimos. Andei a pesquisar sobre isto e verifiquei que para se ter a Tabela de Composição de Alimentos de Portugal tem de se pagar. E é isto. Pode-se fazer a pesquisa on-line e lêr a composição de cada alimento, mas imprimir é que não. Se quisermos verificar alguma das composições de um alimento enquanto preparamos o jantar o melhor é ter net à mão. De qualquer modo aqui fica a página do Instituto Ricardo Jorge que disponibiliza a tabela on-line: http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/PesquisaOnline/Paginas/PorPalavraChave.aspx
Se quiserem imprimir o melhor é imprimirem a Tabela de Composição de Alimentos Brasileira http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf , que obviamente tem alimentos que não fazem parte da nossa dieta diária. 
Enfim, é o que temos. Ainda temos um longo caminho a percorrer no que respeita à nutrição e à sua aprendizagem. Parece que nos estão a esconder um grande segredo e que se o queremos desvendado temos de pagar.
Agora que penso mais a sério nisto até faz sentido. Se todos aprendermos a comer vamo-nos tornar pessoas mais saudáveis, logo, pessoas que não precisam de medicamentos, que não vão tantas vezes ao médico, que não morrem tão cedo e isso não dá jeito nenhum. 


Sem comentários:

Enviar um comentário